O Manual de Técnicas Pedagógicas para Educação em Saúde Bucal é um produto educacional fruto da dissertação de mestrado intitulada “A construção de um manual de técnicas pedagógicas para educação em saúde bucal e a criação de um repositório de projetos educativos”, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional Interunidades em Formação Interdisciplinar em Saúde da Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
O conteúdo deste manual surge a partir de uma pesquisa de campo descritiva com análise bibliográfica de natureza quantitativa - levantamento de dados - e com observação direta e indireta de naturezas qualitativa, dos trabalhos de conclusão de curso na modalidade relato de experiência dos estudantes do curso técnico em saúde bucal da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti, da Prefeitura de São Paulo, escritos entre os anos de 2007 e 2018. Nesse período, os estudantes realizaram 217 projetos educativos em saúde bucal em espaços sociais com crianças, adolescentes, adultos e idosos, visando a promoção e a prevenção de doenças bucais, através de atividades educativas com variadas técnicas pedagógicas.
O percurso histórico da produção de conhecimento e o exercício educativo vivenciados também subsidiaram a construção deste manual. Durante todo o tempo, o autor supervisionou os trabalhos, e, no presente manual, assume juntamente com a autora, a função de escolher as técnicas pedagógicas e redigi-las.
Sabe-se que a busca por opções metodológicas nas atividades de educação em saúde bucal tem sido uma prática continuamente realizada pelos profissionais da equipe de saúde bucal, como cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal.
As diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da promoção da saúde bucal preveem a realização dessas ações educativas para todos os ciclos de vida.
Porém, muitas vezes essa demanda apresenta-se de forma desafiadora para os profissionais envolvidos, que têm que planejar e agir, por vezes sem recursos materiais adequados e ainda tomados por conceitos e hábitos de uma práxis educativa carente de atualização.
Na perspectiva de obter resultados práticos de retenção dos conteúdos, envolvimento, motivação, participação e interação dos indivíduos, a educação em saúde bucal deve seguir rumos que a aproximem da pedagogia construtivista, que trabalha sob a perspectiva da construção dos saberes através das experiências e vivências.
Para tanto, é necessário o estabelecimento de vínculos entre os profissionais e os indivíduos, para que no contexto dessa relação seja construído o conhecimento, que deve ser baseado em situações do cotidiano, com linguagem simples, visão crítica da realidade e ambiente acolhedor.
A prática educativa apresenta elementos facilitadores e dificultadores. Determinar os caminhos a serem tomados na prática educativa passa pela escolha de estratégias que facilitem o processo de trabalho. Para isso, este manual traz uma seleção de variantes pedagógicas que objetivam trazer soluções cotidianas, instrumentalizando os profissionais da equipe de saúde bucal e a quem mais interessar.
Serão apresentadas técnicas pedagógicas para educação em saúde bucal para prevenção dos principais agravos em saúde bucal como cárie dentária, periodontopatias, maloclusões e câncer bucal, em função do público-alvo a ser atingido, podendo estas serem usadas para mais de um objetivo.
Para cada tipo de agravo em saúde bucal ou tema relevante relacionado à promoção da saúde bucal, foram elaborados roteiros para o desenvolvimento na prática da atividade educativa, incluindo estratégia pedagógica, descrição detalhada desta, e outros tópicos que contribuam no processo.
Autores: Rogério de Mesquita Spínola e Maria Ercilia de Araújo
ISBN 978-65-5787-008-02
Nenhum comentário:
Postar um comentário